terça-feira, 10 de março de 2015

Iniciando um Hobby 5 - Primeira Caçada!

Agora sim!!

Tudo pronto:

  • Detector - Ok!
  • Sandscoop - Ok!
  • Fone de Ouvido - Ok!
  • Bolsinha para achados - Ok!
  • Coragem -  Ok!

Saí cedinho em 23/Fevereiro para ir na minha primeira caçada com o PI Polonês... fui de novo na praia do José Menino que é a mais perto de casa.

Fiquei meio sem jeito, não sabia por onde começar. Mas meu objetivo era procurar na faixa de areia molhada. Montei o bichinho no meio da praia e fui andando em direção ao mar.

Para quem não conhece Santos, a praia é bem extensa.  Da calçada à água tem uns 200 metros de areia.

O José Menino é um bairro de Santos, e assim é chamado porque havia um sítio de um sujeito de nome  José Honório Bueno (1766 - 1854) que era muito pequeno e franzino.  Ganhou o apelido de Menino de sacanagem com o seu tamanho.
A praia fica entre o Emissário Submarino e o Canal 1.

O Emissário é um pier de pedra que cobre uma grande tubulação, a qual envia o esgoto já tratado para alto mar.  Atualmente sobre o pier há um parque com o museu do Surfe, uma pista de skate, circuito de bicicleta, brinquedos infantis, o monumento da Tomie Ohtake, uma escola de surf pública, um heliporto, um mirante, e uma arquibancada para assistir aos campeonatos de surfe. É bem bonito.


Bom, lá fui eu todo montado.

Conforme a dica de um outro detectorista no YouTube, de quem não me lembro, o Alexandre Alves Batista do Detectorismo Brasil (veja o vídeo aqui), a caçada na praia exige que vc procure a faixa de maré onde são depositados os objetos que o mar devolve.

Ou seja, há uma faixa, entre a maré baixa e a areia seca, onde os objetos são depositados, e achar algo é mais fácil.  Isso dependerá do peso e tipo dos objetos.

Então fui andando em direção ao mar, à procura dessa faixa.  
Logo percebi que isso era verdade.  Encontrei mais coisas em um pedaço de areia do que em todo o resto, e me concentrei nessa faixa.

O resultado não foi grande coisa. Em cerca de 2 horas eu encontrei só lixo... bijuterias, lacres de latinha, um parafuso, um lacre de champagne e algumas moedas pra compensar.


Mas fiquei bem feliz, porque o PI funciona perfeitamente e não é afetado pela mineralização.
Entrei até na água pra ver se a bobina aguentava mesmo, e foi tudo ok.

Mas aprendi duas lições:  

1. USE PROTETOR SOLAR! SEMPRE!

2.  Melhor usar uma luva.


Quando o sol começou a subir a coisa começou a esquentar muito! Da próxima vou mais preparado.

Não via a hora de voltar para outra caçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: